Títulos pós-fixados e a variação de preço
No mercado financeiro, e mais especificamente nos títulos públicos negociados na plataforma do Tesouro Direto, há os títulos vinculados à taxas de juros que serão definidas a posteriori, ou seja, posteriormente. Aqui vamos ver um pouco sobre esse tema tão rela vante para investidores e estudantes de finanças.
Primeiro ponto, se o título é pós-fixados, não saberemos previamente qual será seu rendimento final, apesar de sabermos de ante-mão a taxa ao qual está vinculada. Diferente dos títulos préfixados como LTN e NTN-F, que já tratamos aqui.
Nos título públicos federais como a LFT, NTN-B, que são pós fixados, sofrem a variação no tempo conforme as taxas vigentes no mercado. Esse títulos possuem seu valor definido conforme o Valor Nominal Atualizado (VNA) que é o preço desses títulos lá em 01/07/2000 multiplicado pelo fator da taxa ao qual o título é vinculado (Selic ou IPCA).
Assim, para precificar o Tesouro Selic (LFT), por exemplo, ou seja, calcular a quanto este título deve ser vendido, o Tesouro Nacional estabeleceu que uma unidade do Tesouro Selic (LFT) equivale a R$ 1.000,00 em 1° de julho de 2000, (chamada de data‐base). A partir de então, este valor é atualizado pela variação da taxa SELIC diária o dia em que a precificação do título é feita.
Ao valor encontrado, definido como Valor Nominal Atualizado (VNA), existe a possibilidade de se aplicar uma taxa de ágio ou deságio, de acordo com a demanda pelo Tesouro Selic (LFT) no momento, sendo, então, obtido o preço do título para venda.
Para analisar o efeito do ágio no preço, e consequentemente, na rentabilidade do título, deve‐se, primeiramente, calcular sua cotação. Para isso, basta efetuar o seguinte cálculo, utilizando, no valor da TAXA, o ágio ou deságio presente no momento da compra:
Apesar do ágio, deságio e ao par os título pós fixados poderão ser negociados conforme o mercado, mas não possuem, em regra, grandes diferenças com relação ao pactuado. Então os títulos pós-fixados possuem menos volatilidade com relação à taxa de juros. A grande razão dessa menor volatilidade é o fato dos títulos público pós-fixados serem marcados a mercado quanto a sua variação.
NTN-B por possuir uma taxa pré-fixada mais uma taxa pós-fixada (IPCA), então ela terá variação de seu valor negociado no mercado com ágio, deságio ou “ao par” sobre o valor de mercado.