Tudo Sobre Derivação Prefixal ou ainda Prefixação
Aos estudar derivação no português, é sempre comum surgir a dúvida, o que é prefixação, ou o que é derivação prefixal ? Objetivamente, a derivação Prefixal ou ainda Prefixação trata-se de um processo de formação de palavras que parte de uma palavra chamada de primitiva sendo acrescentada de um prefixo que gera uma nova palavra.
Assim, a prefixação ou derivação prefixal significa um processo de criação ou surgimento de palavras a partir de uma palavra primitiva. É sempre bom usar exemplos para ver como esse processo funciona.
Derivação prefixal Exemplos
Veja os seguintes exemplos:
- des + continuar = descontinuar
- hiper + mercado = hipermercado
Para reforçar destacamos que necessitamos de uma palavra primitiva da qual irá surgir a palavra derivada. Na derivação prefixal o que conta é o acréscimo do prefixo antes do radical. Apesar de se formar uma nova palavra ao retirarmos o prefixo o termo original ainda estará lá. Assim a derivação prefixal não altera o sentido da palavra primaria.
A derivação prefixal é espécie do processo de formação de palavra chamado de derivação que abordamos em outro texto com mais detalhes, veja abaixo.
[box title=”Mais sobre Derivação:” box_color=”#d77777″ title_color=”#ffffff” radius=”11″]- Prefixo “im”: usos e exemplos
- Derivação Prefixal e Sufixal Simultânea
- 40 exemplos de derivação parassintética
- O que é Derivação Sufixal ou Sufixação?
- Definição e Exemplo de Afixos ou Infixos
- Conhecendo o Prefixo e sua Função na Palavra
- Sufixo – Conceito, Função, Exemplos e Aplicação
- Derivação Parassintética ou Parassíntese – Conceito e Exemplos
- Diferença entre Derivação Prefixal e Sufixal e a Derivação Parassintética (Parassíntese)