Prefixo “im”: usos e exemplos
Os prefixos e sufixos são morfemas da língua portuguesa, também chamados de afixos. Ou seja, quando os afixos são colocados junto a um radical, tanto no início como no fim, formam novas palavras. Os prefixos, como o nome sugere, são colocados antes do radical, ao contrário dos sufixos, que são posicionados após o radical.
Os prefixos e sufixos, junto ao radical, têm papel essencial no processo de formação de palavras, que pode ocorrer de diversas maneiras, como por exemplo por derivação prefixal e sufixal e derivação parassintética. Dessa forma, ocorre a formação de novos vocábulos, como no exemplo abaixo:
- Entristecer / en – trist – ecer
A palavra “entristecer” é formada pelo radical “trist”, juntamente com o prefixo “en” e o sufixo “ecer”. O processo que ocorre nesse exemplo é a derivação parassintética. Já tratamos desse tema aqui em nosso site, veja a qui o que é derivação parassintética e também 40 exemplos de derivação parassintética.
O prefixo “im” e seu uso
Agora que entendemos a diferença entre prefixo, radical e sufixo, conseguiremos entender melhor o uso do prefixo “im”. Geralmente, o prefixo “im” acrescenta sentido de negação, contrariedade e privação à palavra. Além dele, os prefixos “i” e “in” também trazem esse sentido às palavras que são acrescentados. Observe as palavras abaixo:
- Possível / Impossível
- Provável / Improvável
- Pessoal / Impessoal
Repare que a palavra à esquerda tem sentido positivo e, a partir do momento que se acrescenta o prefixo “im”, a palavra adquire o sentido de negação e contrariedade à palavra original.
O prefixo “im” sem sentido de negação
Assim como diversos outros prefixos, o prefixo “im” nem sempre vai ter o mesmo sentido. Por exemplo, na palavra “importar” não há o sentido de negação após acrescentar o prefixo. Além disso, também existem algumas outras exceções, que podem ser conferidas na lista abaixo:
- Importação
- Imigração
- Imitação
- Impressionar
- Imposição
Exemplos de uso do prefixo “im”
Agora que já conhecemos os usos e exceções do prefixo “im”, além de conhecermos os conceitos e funções de prefixos, sufixos e radicais, vamos olhar alguns exemplos de uso do prefixo “im”. Observe as palavras abaixo:
- Imoral / Moral
- Imortal / Mortal
- Impróprio / Próprio
- Imprestável / Prestável
- Impermeável / Permeável
- Impossibilidade / Possibilidade
- Imparidade / Paridade
Consegue pensar em mais alguma palavra que possua o prefixo “im”, mas que não está presente na lista acima? Comente abaixo e compartilhe o texto com os amigos.
[box title=”Mais sobre Derivação:” box_color=”#d77777″ title_color=”#ffffff” radius=”11″]- Derivação Prefixal e Sufixal Simultânea
- 40 exemplos de derivação parassintética
- O que é Derivação Sufixal ou Sufixação?
- Definição e Exemplo de Afixos ou Infixos
- Conhecendo o Prefixo e sua Função na Palavra
- Sufixo – Conceito, Função, Exemplos e Aplicação
- Tudo Sobre Derivação Prefixal ou ainda Prefixação
- Derivação Parassintética ou Parassíntese – Conceito e Exemplos
- Diferença entre Derivação Prefixal e Sufixal e a Derivação Parassintética (Parassíntese)