ConcursosNoções de Informática

Soma e Subtração de Horas e Datas no Excel

Você sabia que é possível realizar soma e subtração tanto de datas como de horas no Excel? Mesmo com uma formatação própria, essas informações podem ser utilizadas em cálculos das operações matemáticas primárias como adição e subtração. No texto de hoje vamos explicar com detalhes como trabalhar com datas e horas no Excel.

Como somar ou subtrair horas no Excel

Para realizar uma soma ou subtração de horas, é importante lembrar que neste caso os números estão em outro formato e por isso algumas alterações precisam ser aplicadas ao conteúdo d planilha.

Antes de inserir as informações, você precisa formatar o local onde vai inserir os dados para o tipo de dado sendo como horas. Para isso, clique nas células escolhidas com o botão direito do mouse, selecione a opção Formatar Células > Personalizado e no tipo insira esse código: [h]: mm; @.

Como formatar o excel para exibir horas.
Como formatar horas no excel ?

Pronto! Agora para somar basta inserir a fórmula da soma ou utilizar o atalho da AutoSoma. E para subtrair selecione primeiro a célula de maior valor e subtraia do menor.

Como somar ou subtrair Datas no Excel

A lógica para se trabalhar com dados em data no Excel é a mesma dos dados em horas, pois como não são números inteiros, é necessário primeiro aplicar a formatação, que pode ser a de Data abreviada, encontrada na parte central do menu principal, como mostra a imagem a seguir:

Formatando como data no excel.
Como formatar data no Excel ?

Feito isso, basta você somar ou subtrair a quantidade de dias desejados.

Função DATAM e DATA no Excel

Existem também maneiras mais elaboradas de somar e subtrair meses e anos em datas. Com a fórmula =DATAM(data_inicial;meses) você adiciona a informação numérica de meses, somando ou diminuindo da data inicialmente informada.

Já utilizando por exemplo a fórmula =DATA(ANO(data_inicial)+quantidade_de_ano_desejada;MÊS(data_inicial);DIA(data_inicial)), você consegue somar ou diminuir valores somente do componente ano, por exemplo, na data desejada, indicando uma outra célula com a quantidade de ano a ser somada ou acrescentando um número inteiro qualquer.

Essa regra também se aplicar aos meses e dias, basta somar os números ao componente da data que lhe interessa.

Conheça outras funções para horas e datas no Excel

Outras funções para dados relacionados ao tempo são: a própria função horas que retorna de uma célula formatada com horário, os dígitos informados.

O Excel também traz a função data que serve para formatar datas. A função =HOJE() retorna a data do dia de hoje e a função =AGORA() informa o dia e a hora atual.

A função dos dias úteis retorna quais são os dias trabalhados em um período. Sua estrutura é esta: =DIATRABALHOTOTAL(data_final;data_inicial;feriados)

Exemplos de soma e subtração com datas e horas no Excel

A imagem abaixo ilustra como somar horas extras no Excel:

Com somar horas extras no excel.
Como somar horas extras no Excel ?

Neste caso temos uma subtração entre o horário final de chegada e o horário do início do circuito para saber o tempo total percorrido:

Nesse quadrinho você pode verificar um exemplo de adição e subtração de dias em datas:

E também um exemplo de como adicionar ou subtrair valores dos meses:

Como somar e subtrair meses no excel ?
Como somar e subtrair meses no Excel ?

Ainda é possível alterar somente os anos nas datas do Excel:

Como somar e subtrair anos no Excel ?
Como somar e subtrair anos no Excel ?

Lembrando que a formatação prévia das células já precisa estar realizada para visualizar os resultados de forma correta. O Excel transforma toda data e horas em números, logo se não houver formatação de datas você irá ver número e poderá ficar confuso.

Viu só quantas ferramentas temos disponíveis para trabalhar com informações de tempo, como data e hora no Excel ?! Aproveite para experimentar aquelas que forem mais interessantes para você e volte para nos contar como foi!

Mostrar mais

Faça seu comentário:

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Ajude a manter este trabalho prestigiando nossos patrocinadores.
%d blogueiros gostam disto: