Somando e subtraindo frações no Excel
A ideia deste texto é te explicar inicialmente o que é uma fração e como realizar cálculos de frações no Excel para isso, vamos antes definir o conceito. Após isso, iremos somar e subtrair frações no Excel.
O que é uma fração?
Fração é uma parte de um inteiro ou um todo, dividido em partes iguais. Por meio de exemplos fica mais claro, vejamos alguns:
Imagine um tablete de chocolate com 4 pedaços que é separado em duas partes iguais para dois irmãos, rende 2 pedaços para cada. Outro exemplo, é uma pizza que é comumente dividida em 8 pedaços, se comermos 3 desses pedaços, podemos dizer que comemos 3 oitavos de uma pizza.
Veja no exemplo abaixo, as fatias pintadas em verde representam os 3 pedaços de 8, no total:
Para realizar operações matemáticas de adição ou subtração com frações manualmente, é preciso que elas tenham um mesmo denominador, ou seja, tenham o mesmo número na parte de baixo da fração.
Se não tiver, você pode encontrar através do cálculo do MMC (mínimo múltiplo comum). Já explicamos em nosso site como somar frações e como subtrair frações com denominares diferentes, clique e veja se não estiver se lembrando.
Outra alternativa é usar o Excel para somar ou subtrair as frações e é isso que vamos te mostrar abaixo!
Como fazer frações no Excel
Primeiro, selecione as células onde deseja realizar os cálculos com números fracionados, no campo de formatação de números “Geral”, clique na setinha, e selecione o item “Fração”. Pronto, seus cálculos com frações poderão ser realizados.
Somar Frações no Excel
Nas imagens abaixo, vamos ilustrar uma soma de frações no Excel. Na primeira, observe que os denominadores são iguais (número 8) e o resultado dessa soma é um número inteiro:
Agora perceba que na segunda equação, os números da parte inferior das frações são diferentes e o resultado dessa soma resulta em um número com casas decimais. Como as células estão formatadas para fração, o resultado também é informado com um número inteiro + fração, que representa os números decimais de duas casas mais próximo do resultado:
Subtraindo Frações no Excel
Para subtrair frações no Excel, utilize a mesma formatação de fração para as células desejadas, escreva os números e utilize o sinal de subtração “-”:
Mesmo não sendo muito comum a utilização de frações no Excel, é sempre bom sabermos todas as funcionalidades que uma planilha eletrônica pode nos oferecer. É importante dizer ainda que estas mesmas regras se aplicam a outras planilhas eletrônicas. Diga para gente nos comentários abaixo se já precisou calcular uma fração no Excel!