Investimento em Renda Fixa o que é ?
Uma coisa bem simples e que sempre está presente em dúvidas dos investidores, estudantes e profissionais de finanças é essa: o que é renda fixa? Um título de renda fixa representa uma dívida do emissor, que pode ser uma empresa financeira (exemplos são: CDB, LCI, LCA dos bancos), uma empresa não financeira (exemplo são: debêntures e notas promissórias) ou o governo (exemplos, títulos negociados no tesouro direto como tesouro IPCA +, tesouro selic, etc). Os investimentos em renda fixa são muito populares no Brasil, já que são ativos geradores de renda muitas vezes contínua, mas não necessariamente, e certa.
Quando alguém lhe pede um dinheiro emprestado qual a primeira coisa que você vai perguntar a seu devedor? geralmente é algo parecido com “Quanto você me paga de juros e quando você devolve minha grana?” certo? Pois é exatamente isso que acontece quando vamos investir em renda fixa. Na prática, quando fazemos uma aplicação de renda fixa emprestamos nosso dinheiro ao emissor do título de renda fixa.
Por exemplo, quando colocamos nossos recursos financeiros em renda fixa Itaú, Renda fixa BB, fundo de renda fixa, seja fundo bb renda fixa 500, bb renda fixa lp 100 ou qualquer outro fundo estamos emprestando dinheiro aos bancos, governos ou empresas privadas como Petrobrás, Vale, etc.
Logo, ao investir nosso dinheiro em renda fixa, esperamos, portanto, que o banco nos devolva algum dinheiro em uma data específica, com uma taxa previamente negociada. logo, podemos listar três características para os títulos de renda fixa:
- Prazo previamente definido (antes de aplicar na renda fixa você já sabe por qual tempo será);
- Taxa previamente definida (pós ou pré-fixada)
- É uma dívida para o emissor do título e uma aplicação para o investidor.
Essa é a característica da renda fixa, sempre o investidor conhece o prazo e a taxa negociada. Muitas vezes, mas não necessariamente, utiliza-se o CDI como referência para os rendimentos da renda fixa.
Títulos de renda fixa podem ter rentabilidades pré-fixadas ou rentabilidades pós fixados.
Renda variável é o contrário disso. O investidor não conhece o prazo para ter seu dinheiro de volta, tão pouco possui uma taxa negociada. Um exemplo disso são ações, ao investir em ações o investidor não negocia prazo nem taxa com o emissor e caso queira resgatar seu dinheiro, deve vender suas ações no mercado secundário.
Sabendo o que é renda fixa, o importante agora é identificar alguns exemplos dos instrumentos de renda fixa, entre eles citamos :
- CDB;
- LCI;
- LCA;
- Fundos de renda fixa;
- Títulos públicos;
- Debêntures;
- Notas promissórias;
- CCCB;
- ETf renda fixa.
São muito instrumentos e todos eles, geralmente são oferecidos por instituições financeiras como bancos (Itáu, Bradesco, Banco do Brasil, Banco Inter, Agin Bank, Banco Sofisa, Modal mais, etc) ou corretoras, não sendo essas emissoras (Easyinvest, Rico corretora, Xp Investimentos, Touro Investimentos), somente são comercializadoras desses produtos, geralmente.
8 Comentários